Giasor

Posted on Posted in Sem categoria

A aplicação informática GIASOR permite a gestão de circuitos dinâmicos diários de recolha dos contentores dos ecopontos, garantindo que a sua recolha é feita no momento em que o contentor atinge o nível de enchimento definido pela gestão. O GIASOR encontra-se a funcionar na empresa Amarsul desde Fevereiro de 2013. Desta forma, aumentou-se a eficiência do serviço e reduziram-se os custos de pessoal e de combustíveis associados à recolha de contentores das diferentes fileiras dos ecopontos.
O projecto GIASOR, realizado pela ATTCEI, foi desenvolvido em parceria com a empresa AMARSUL -Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos S.A. A Amarsul, é a empresa responsável pela gestão do Sistema Multimunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos da Margem Sul do Tejo. A empresa Amarsul é Sócio Honorário da ATTCEI desde 4/01/2012.
Na aplicação GIASOR utilizam-se os dados de enchimento dos contentores recolhidos diariamente pela Amarsul e os algoritmos desenvolvidos no âmbito do projecto SIGRSAMARSUL para estimar o nível de enchimento dos contentores da recolha selectiva. (ver neste site informação sobre o projecto SIGRSAMARSUL).
No desenvolvimento da aplicação GIASOR recorreu-se ao know-how da ATTCEI nas áreas da gestão de resíduos, da estatística e modelação matemática e da informática e sistemas de informação.